Logotipo CDL e Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço

Mulher Empreendedora 2014

ESTUDO INÉDITO

DIVULGA DADOS SOBRE

EMPREENDEDORA BRASILEIRA

 

 

Mosaic Brasil é um modelo de segmentação do mercado consumidor brasileiro da Serasa Experian, baseado em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida.

Ele é parte de uma solução global de segmentação Mosaic, que analisa o mercado consumidor de 29 países.

Estudo inédito do Mosaic Brasil, há pouco divulgado, revelou que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, o que representa 8% da população feminina do país. Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens.

Do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a segmentação Mosaic Brasil, que mostra os 11 grupos dominantes da população brasileira, 59% das mulheres empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba pequenos e médios empresários, e 11% delas estão no grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de elevado padrão de vida.

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando contabilizamos, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI. Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence ao grupo Elites Brasileiras.

A maior concentração de sócias brasileiras encontra-se na região Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%.

O estudo aponta, também, que a idade média das empreendedoras é de 44 anos.

 

O resultado desse estudo expôs o fato de que a mulher, na condução de sua própria vida, descartou a antiga idéia de ser sustentada pelo seu consorte e não vai longe o tempo em que a mulher aceitava a categoria chamada “do lar”, enquanto seu parceiro era “do trabalho”.

Hoje a mulher não mais delega a outro a sua manutenção e a de seus filhos e, para isso, ela empreende, cria seu próprio negócio e avança com seus sonhos e suas conquistas.

E quando buscamos saber o que a impulsiona em sua trajetória, deparamos com a fé, a esperança, a coragem e, sobretudo, a caridade.

Essas são as motivações que estimulam a mulher a empreender.

Empreender é, portanto, um verbo cada vez mais familiar à mulher.

As qualidades empreendedoras não precisam nascer conosco, podem ser desenvolvidas ao longo da nossa vida. Porém, embora algumas dessas competências possam ser aprendidas com cursos e experiências de vida, outras são tipicamente formadas ou bloqueadas na infância. 

Então o que devemos é incitar a criatividade desde a infância,

valorizar o trabalho feito, ajudar a analisar o que as escolhas implicam e ao surgir uma idéia criativa, auxiliar para colocá-la em prática o quanto antes, a fim de estimular a confiança em si mesmo para se transformarem em pessoas que consigam tomar decisões sobre

sua vida e carreira com mais facilidade.

Para ser criativa, não precisa ser diferente de todo mundo ou da maioria, apenas que a pessoa seja ela mesma, mesmo que isso seja o ‘padrão’. Quando a pessoa faz o que faz porque gosta do jeito que faz, se isso lhe traz felicidade, realização e prazer em viver a vida;

sorrir pra quem é desconhecido, ajudar sem pensar na recompensa, sonhar e não ter medo de errar para realizar o sonho…  está pensando

e agindo criativamente, está conectada consigo mesma.

Somos peças únicas de um quebra-cabeças que, quando colocadas

todas as peças, revela o quadro de que somos o todo, aquilo que faz a roda girar. Sendo assim, só temos que exercer nossa função

e o que fazer está dentro de cada um!

Portanto, faça o que você ama todos os dias!

Congratulações a todas Empreendedoras aqui presentes

e que obtenham cada vez mais sucesso!

 

 

 

 


Galeria de foto




<< Voltar

Rua Coronel José Justino, 307
Centro - São Lourenço/MG

CEP: 37470-000
E-mail: atendimento@cdlacesaolourenco.com.br
Telefone: (35) 3332-1222
Telefone: (35) 3332-6312
FACEBOOK CDL e Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço SIGA-NOS NO TWITTER YOUTUBE FACEBOOK CDL e Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA